af_logotipo-07.png
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
0

A NOSSA HISTÓRIA

Não planeio falar-vos das barrigas enormes, dos enjoos e outros desconfortos das minhas gravidezes. Nem do peso que ganhei e que ainda hoje luto para perder. Podia escrever-vos sobre como foi difícil dormir no último mês de gestação mas não ia contar-vos nada que já não saibam, por experiência própria, ou por ouvir as queixas da irmã, da cunhada, da prima, da amiga. Quero falar-vos apenas desta marca, que tem o nome dos meus dois filhos, o mais velho, ENZO, a mais nova, EVA (se tiver o terceiro, estou tramada, terei de criar uma nova marca...).

 

A ideia surgiu com a descoberta de que iria ser mãe pela segunda vez. Não foi uma gravidez planeada. Tinha a plena convicção de que o ENZO seria o meu primeiro e único filho! Por isso, quando descobri que estava grávida pela segunda vez, foi um choque! Lembro-me que pensei: “Espero que pelo menos seja outro rapaz!”, porque, assim, o que era do ENZO iria passar para o 'irmão' e, consequentemente, iria ficar tudo muito mais simples e económico. Segundo momento de choque: Afinal, estava a caminho a minha EVA!! 

O medo, a necessidade, as inseguranças, as opções de vida e até os gostos da mãe aliaram-se imediatamente aos valores e conhecimentos da Educadora e Professora. E então?! Porque não criar uma marca que ofereça o produto ideal, acessível, original, para famílias com mais que uma criança, que envolva não só os pais mas também as tias e os tios, as madrinhas e os padrinhos, os avós, as amigas... tudo com uma consciência ecológica, sustentável, de profundo amor, respeito e conhecimento pela Mãe Natureza?

 

Quantas de nós já não quisemos aproveitar roupas do primeiro para o segundo filho? Ou de uns primos para os outros? Quantas de nós já não ficaram com pena de não vestir aquela peça com valor sentimental por não se adequar ao mais novo ou à mais nova?

 

As minhas necessidades enquanto mãe passavam não só pelas questões financeiras, mas também pelo estilo. Sempre gostei de vestir o meu filho de uma forma considerada menos convencional ou mais alternativa, com preto e branco, cinzentos e cores terra. E com o nascimento da EVA, nada mudou! Os meus gostos são os mesmos, por isso, percebi logo que ia ser difícil encontrar roupa que me agradasse para meninas. Então, porque não adaptar a roupa do ENZO à EVA? Assim foi!

Acrescentei alguns acessórios e, modéstia à parte, a EVA faz um brilharete! Com criatividade e alguma imaginação é possível reaproveitar, reutilizar e reduzir. E daqui surgiu a ideia de criar produtos UNISSEXO e INTEMPORAIS.

 

Quero incutir um espirito ecológico não só nos meus filhos,

mas em todas as crianças, através de gestos tão simples como:

- Ensinar para o consumo consciente;

- Ensinar a Regra dos '3 Rs': Reduzir, Reutilizar e Reciclar;

- Ter o máximo de contacto com a Natureza;

- Dar o exemplo.

Quero que cada peça seja única, conte uma história, acompanhando a evolução e o crescimento das nossas crianças.  Isto é SUSTENTABILIDADE, mas também é poupar, proteger e AMAR.  Assim nasceu a marca ENZO & EVA.

A FUNDADORA

O meu nome é Rita Marques, sou fundadora da ENZO & EVA, dona e gerente de uma creche, jardim de infância e escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico onde recebo crianças dos 3 meses aos 10 anos de idade, e licenciada em Educação de Infância e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sou uma mãe entre tantas mães, dedicada e cheia de dúvidas. Dúvidas colocadas por duas crianças que são a razão do meu viver. Vivo por eles e para eles. Não é o que dizemos e fazemos todas?!

Tenho uma vida muito ativa, tal como todas vocês. A maternidade obrigou-me a aprender a planear e a organizar a minha vida profissional e pessoal da melhor forma possível. Tornei-me MÃE, mas nunca me esqueci que também sou mulher, empreendedora, profissional, filha, irmã, tia, amiga, nora, cunhada, neta... No pouco tempo livre que tenho tento sempre tentei fazer algo de útil e diferente. Tudo à minha volta contribuiu para que a minha mente continuasse a voar no sentido de fazer algo significativo, primeiro por e para a minha família e, depois, por e para vocês.

 

Todas as experiências, todas as famílias, todas as crianças e, principalmente, os meus filhos, foram a inspiração e o ponto de ponto de partida para embarcar nesta nova e grande aventura. Vêm comigo?

Rita